OS 4 TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL: VOCÊ CONHECE O SEU?

 em Cultura

Segundo Schein (1992), cultura não é apenas representada pela missão, visão e valores que estão adesivados nas paredes, mas prioritariamente pelos comportamentos e atitudes de seus líderes e colaboradores no dia a dia. É a soma das suas práticas, hábitos, políticas, crenças e processos adotados que molda a cultura organizacional.

Cada organização possui uma cultura central, considerada seu núcleo. A combinação específica de suas características a torna única e define qual é sua trilha particular para a obtenção de sucesso.

Lou Gerstner (2002), ex-presidente da IBM, em seu livro Who says elephants can’t dance?, afirma que cultura não é apenas um aspecto do negócio; ela é o negócio, pois uma organização é determinada pela capacidade coletiva de seus colaboradores em criar valor.

Nesse sentido, o professor Bill Schneider, autor do livro The reengineering alternative: a plan for making your current culture work (1994), afirma que existem quatro principais culturas organizacionais:

1.Cultura de controle

Enfatiza o poder e o desenvolvimento dos pontos fortes, é eficaz no planejamento e na implementação de procedimentos. Detecta e resolve problemas facilmente, é ordenada e previsível. Faz as pessoas se sentirem seguras, proporciona estabilidade financeira, possui tomada de decisão conservadora e altamente realista.

2. Cultura de colaboração

É eficaz na construção, desenvolvimento e utilização de equipes. Coesão e coordenação são características predominantes. Sua comunicação é aberta e as pessoas desenvolvem as habilidades e capacidades umas das outras. É boa em formar alianças com outras organizações, pois geralmente é de natureza igualitária e democrática, versátil e adaptável.

3.Cultura de competência

Possui altos padrões de desempenho e enfatiza a realização, disciplina, excelência, inovação e o mérito. É orientada para objetivos, resultados, produtividade, visão de futuro e possibilidades. Valoriza o profissionalismo, planejamento e estratégias. A tomada de decisão é completa, considerada e sistemática. Tem facilidade em se adaptar ou mudar de acordo com as tendências, e o treinamento e a educação contínuos são predominantes.

4.Cultura de cultivo

Oferece grandes oportunidades para crescimento e desenvolvimento pessoal. Encoraja fortemente a autoexpressão e o empoderamento é natural. Valoriza criatividade, diversidade, talento individual, treinamento e educação. O otimismo e a positividade prevalecem, e pode fazer grandes contribuições para pessoas, comunidades e sociedade.

A cultura organizacional de cada empresa está ligada à sua liderança. O modo como os líderes acreditam que as coisas devem ser feitas impulsiona a cultura estabelecida. Os líderes constroem um paradigma – uma constelação de conceitos, valores, percepções e práticas compartilhadas por uma comunidade – a partir de sua experiência social e pessoal.

Segundo Kissil (1998), para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se renovar a cultura organizacional continuamente. Dentro dessa esfera, o respeito mútuo entre diretores e colaboradores é fundamental, pois ele é que poderá gerar respostas rápidas e eficientes. Se as diversidades forem integradas em torno de um único compromisso, a empresa estará sempre pronta para administrar as mudanças necessárias.

REFERÊNCIAS

GERSTNER, L. Who says elephants can’t dance?  New York: HarperCollins Publishers, 2002.

KISSIL, Marco. Gestão da mudança organizacional. São Paulo: Fundação Peirópolis Ltda, 1998.

SCHNEIDER, William E. The reengineering alternative: a plan for making your current culture work. New York: McGraw-Hill Education, 1994.

SCHEIN, Edgar H. Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 1992.

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