EVOLUÇÃO DAS TOP 10 HABILIDADES PROFISSIONAIS DE 2015 A 2022

 em Liderança, T&D

Profissionais que buscam se destacar se conectam às tendências e estão atentos às habilidades mais requisitadas pelo mercado, que são diferenciais de poucos. Com o advento da tecnologia, as demandas de capacitação crescem rapidamente, pois as funções estão se transformando em grande velocidade. Segundo o World Economic Forum (2016), 75 milhões de empregos serão perdidos até 2025, mas haverá a criação de 133 milhões de novos empregos graças à revolução digital.

A perspectiva é de que, até 2022, 42% das competências essenciais necessárias para desempenhar as funções existentes sejam alteradas. Para essa transição é importante observar a retrospectiva, a atualidade e a tendência das habilidades essenciais a serem desenvolvidas, de modo a estar preparado para o que virá.

Em tempos de automação e digitalização, manter a capacidade técnica ainda é fundamental. Mas o ritmo com o qual as transformações ocorrem exige perfis adaptáveis, comunicadores e com capacidade de liderança. À medida que a tecnologia acelera, as soft skills se tornam fatores críticos para alavancar o crescimento de pessoas e negócios.

Assim, apresentamos uma análise da evolução das dez habilidades mais valorizadas em 2015 e 2020, de modo a oferecer uma perspectiva para 2022. Essas habilidades são soft skills, associadas a como você conduz as tarefas, como acelera seu desempenho e como emprega o seu conhecimento.

Sumariamente, em 2015, a solução de problemas complexos, a coordenação e a gestão de pessoas eram as três habilidades que mais diferenciavam os profissionais. Atualmente, oito das dez habilidades se mantiveram, porém em ordens prioritárias diferentes. Vemos a solução de problemas complexos, o pensamento crítico e a criatividade compondo as três primeiras colocadas.

A perspectiva para 2022 é de que, além de habilidades voltadas à alta tecnologia, habilidades interpessoais especializadas estarão em alta demanda, incluindo habilidades aquelas relacionadas a vendas, recursos humanos, assistência e educação. Nesse panorama, apenas quatro das dez soft skills atuais serão mantidas, destacando pensamento analítico e inovação, estratégias de aprendizagem e criatividade, originalidade e iniciativa.

Portanto, equilibrar os desafios de hoje com as oportunidades de amanhã é necessário. Conforme as demandas estão mudando, os líderes se dividem entre investir no aperfeiçoamento das habilidades que são prioridades atuais e as habilidades exigidas no futuro.

Gestores precisam alinhar o aprendizado da equipe de forma que ele jamais seja descartado. Quando não há possibilidade de capacitação no ambiente corporativo, a saída é realizá-la em plataformas que os colaboradores já usam, com ensinamentos alinhados às demandas do trabalho e às aspirações profissionais.

A resposta das lideranças às mudanças deve ser ágil, para que sua equipe e sua organização preservem a competitividade. Manter o olhar no presente e a perspectiva de um futuro próximo é o caminho para promover o seu próprio desenvolvimento e o de todos em seu entorno.

REFERÊNCIAS

THE WORLD ECONOMIC FORUM. The Future of Jobs Employment, Skills and Workforce Strategy for the Fourth Industrial Revolution. Global Challenge Insight Report, January, 2016.

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