PLANEJANDO 2021: O QUE SUA EMPRESA DEVE PREVER PARA O PRÓXIMO ANO
Ao finalizar o ano, as empresas planejam as ações e o orçamento para o novo ciclo. Com a chegada da pandemia da COVID-19, novos paradigmas passaram a ditar os padrões do mercado. Um deles é o modelo de trabalho remoto que trouxe consigo a necessidade de adotar novas soluções tecnológicas para viabilizar essa mudança.
Nesse momento é importante rever os processos operacionais, redirecionar receitas para investimentos em tecnologia e adaptar a cultura interna à transformação digital.
Com o objetivo de ajudar você a começar 2021 com o pé direito, preparamos este post com algumas dicas e alguns dos principais pontos que devem ser considerados e avaliados no planejamento da sua empresa.
HOME OFFICE E LIDERANÇA
No seu planejamento para 2021, é importante considerar a possibilidade de que o home office ainda tenha que ser praticado durante um bom tempo. Dessa forma, gestores devem aprimorar sua comunicação, indispensável nesse cenário, para liderarem à distância, engajarem a equipe e mantê-la motivada.
A liderança deve estar atenta aos colaboradores que apresentam dificuldades e desenvolver uma relação de reciprocidade com estes, para que aspectos operacionais e emocionais possam ser transmitidos com mais facilidade e compreensão.
Para entender mais sobre como a liderança pode atuar, acesse esse artigo.
Cabe aos gestores de cada área organizarem treinamentos e capacitação dos colaboradores junto ao RH para atender às novas demandas, especialmente no que tange a área de TI.
Tecnologia como aliada
A missão do TI é organizar uma infraestrutura de home office que garanta os mesmos resultados ou ainda melhores do que os obtidos no ambiente corporativo. Cloud computing é um dos recursos básicos para permitir o acesso das pessoas aos dados corporativos com segurança. A empresa também pode recorrer a contratação de outsourcing para garantir esse suporte aliado a redução de custos.
Além disso, para manter a concentração, eficiência e produtividade no trabalho remoto é possível contar com o auxílio de aplicativos, como PomoDone, Evernote e Trello.
Autogestão em trabalho home office
A autogestão do tempo e das atividades em home office pode ser um desafio para quem é habituado a trabalhar no ambiente corporativo. Transformações de hábitos e comportamentos e o trabalho com foco e concentração podem ser desafiadores nesse novo cenário. A empresa pode fornecer treinamentos para o desenvolvimento de competências que envolvem a inteligência emocional e produtividade. Além dos colaboradores poderem recorrer aos líderes e contar com seu suporte, podem também seguir essas dez dicas de produtividade para home office.
Investir em infraestrutura tecnológica e digital, oferecer treinamentos e fortalecer os relacionamentos interpessoais entre líderes e colaboradores são as chaves a serem consideradas no planejamento de 2021 da sua empresa.