Liderança, Poder e Autoridade

 em Liderança

Quando somos colocados num posto de liderança, seja à frente de uma equipe de trabalho, de um grupo na sociedade civil, de uma empresa, de um cargo público, entre outros. Há a constante necessidade de refletirmos sobre uma questão, particularmente, fundamental:

Estou realmente desempenhando um papel de líder?

Ao nos indagarmos, é necessário que levemos em conta alguns outros aspectos, como alguns pontos outrora expostos por grandes pensadores como Max Weber. Poderíamos passar anos expondo e debatendo sobre todos os temas complexos abordados por Max Weber em suas obras, entretanto hoje, para compreendermos melhor o papel de um verdadeiro líder, falaremos um pouco sobre poder e autoridade.

Para Weber: poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade. (1991, p.33)

Ou seja, o Poder é a capacidade que temos de obrigar, levando em conta nossa posição ou força, os outros a nos obedecerem, mesmo que isso seja feito contra a vontade natural dos envolvidos. Por outro lado, a Autoridade é um poder legitimado, isto é, há aceitação do poder exercido pelo reconhecimento de valores entre comandante e comandados.

Um exemplo: quando vamos ao médico e este nos receita um remédio, de pronto passamos na farmácia e começamos o uso do medicamento, pois há um reconhecimento da Autoridade do profissional. Médico nenhum obriga paciente a tomar remédios, porém, os pacientes dão poder legítimo às recomendações médicas, por avaliarem que ele tem um conhecimento específico e, portanto, Autoridade. De forma diferente, se incorremos num assalto, onde o bandido nos aponta uma arma, entregamos tudo que temos pelo exercício de Poder do incauto, naquele dado momento, somos obrigados a isso.

Assim também acontece nos papéis de liderança, quando liderados reconhecem em seu líder características e valores compatíveis ou mais elevados, estes tornam o poder do líder legítimo, reconhecem a Autoridade e procuram fazer o melhor, para não só cumprir o seu papel, mas também para sentirem-se refletindo valores de seu líder. O formato contrário e, infelizmente, mais comum que vemos é o pleno exercício do Poder, que é corroborado diariamente por ditos populares como: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo.”

Grandes figuras históricas do mundo como Jesus, Gandhi e Madre Teresa, não tinham poder nenhum, todos vieram de origem humilde, sem recursos financeiros e sem força política, entretanto a força de suas palavras e, sobretudo, de seus valores tornaram tais pessoas, dotadas de uma enorme Autoridade e que causaram revoluções e transformações profundas no mundo.

E você está desempenhando um papel real de liderança? Com Autoridade ou com Poder?

E, qual marca sua prevalecerá no mundo?

Referências:

WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: Editora UNB, 1991. WEBER, M. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1982.

4.7 3 votes
Article Rating
Postagens Recentes
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments