5 PILARES PARA DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E USÁ-LA A FAVOR DOS NEGÓCIOS
É comum pensar que a aptidão intelectual define o sucesso profissional de alguém. No entanto, se fosse dessa forma, os melhores alunos de uma sala, dotados de inteligência intelectual acima da média, sempre seriam aqueles que ocupariam os melhores cargos nas empresas.
O coeficiente de inteligência (Q.I.) não é capaz de predizer se uma pessoa será bem-sucedida, pois é o responsável por apenas 20% dos fatores para essa condição acontecer. Os outros 80% se devem ao quociente de inteligência emocional (Q.E.).
O QUE É A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?
A inteligência emocional se traduz na capacidade de uma pessoa aprender a lidar com as próprias emoções e usá-las a seu favor. Adicionado a isso, envolve compreender os sentimentos e comportamentos do outro.
Autocontrole, concentração, persistência e automotivação são aspectos de quem desenvolve sua inteligência emocional.
COMO TER UM Q.E. ALTO?
É necessário se aperfeiçoar em cinco grandes pilares para desenvolver a inteligência emocional:
1 – Reconhecer as emoções
Identificar os próprios sentimentos é o primeiro passo para poder administrá-los.
2 – Lidar com as emoções
Além de reconhecer as emoções, é necessário se recuperar das situações cotidianas que geram ansiedade e afins. O objetivo é alcançar o equilíbrio, não a supressão das emoções. É necessário responder proporcionalmente a cada circunstância para manter o controle e o bem-estar, mesmo que o sentimento seja intenso.
3 – Motivar-se
Colocar todas as emoções a favor de uma meta é essencial para ter foco e criatividade. O autocontrole emocional, que implica saber adiar a satisfação e conter a impulsividade, está por trás de qualquer realização.
À medida que somos motivados por sentimentos de entusiasmo, prazer no que fazemos e por um grau de estresse positivo, somos direcionados ao êxito nas tarefas realizadas.
4 – Reconhecer as emoções nos outros e ajudá-los: empatia
Saber escutar as pessoas e compreender suas emoções, o que querem e precisam é exercer a empatia. Ser um bom profissional, uma boa mãe, um bom pai, um grande amigo, por exemplo, sempre passará por essa qualidade. Quanto mais você domina a sua empatia, mais você constrói relações positivas e saudáveis.
5 – Relacionar-se interpessoalmente
É a aptidão de lidar com as emoções dos outros, determinando a popularidade, a liderança e a eficiência interpessoal. Para se relacionar bem, socialmente, é fundamental o equilíbrio entre a empatia, o autocontrole a autoconsciência.
Esses cinco pilares são, portanto, aptidões sociais que promovem a inteligência emocional. Eles diminuem os níveis de ansiedade, trazem maior clareza aos objetivos e às ações, melhoram a capacidade de tomada de decisão, a administração do tempo e a produtividade, além de aumentarem a autoestima e autoconfiança.
Com esses cinco pilares é possível incrementar os resultados da empresa, mobilizar, inspirar e influenciar a equipe para que estejam cada vez mais alinhados na produção de resultados esperados.
REFERÊNCIAS
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. 1996.
RIOPEL, Leslie. Emotional Intelligence Frameworks, Charts, Diagrams & Graphs. 2019.
NERI, José E.; MARINHO, Kim S.; FARIAS, Thaís G. Neurônios-espelho. 2014.