GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO ELA IMPULSIONA SEUS RESULTADOS?

 em Liderança

Você já parou para pensar que ao não conhecer adequadamente as suas maiores aptidões, ou de seus funcionários, pode deixar de aproveitar o potencial máximo de crescimento da sua empresa? O impulsionamento dos resultados acontece não apenas quando nos conhecemos profundamente, mas especialmente quando somos acompanhados por líderes que fazem a gestão por competências.

O QUE É GESTÃO POR COMPETÊNCIAS?

É uma metodologia de gestão de recursos humanos focada em analisar, identificar e gerir cada colaborador de acordo com seu perfil, com ênfase em potencializar e incentivar o uso dos seus pontos fortes. Dessa forma, está intimamente ligada ao entendimento das habilidades, comportamentos e conhecimentos dos colaboradores.

Ao mapear adequadamente os perfis dos profissionais na empresa, é possível identificar aspectos individuais de excelência e de carência em seus cargos específicos ou no seu desempenho em uma equipe. Essa avaliação permite preencher lacunas e direcionar cada colaborador para a função na qual apresentará mais produtividade.

Qual a diferença entre essa metodologia e outros modelos de gestão?

A gestão tradicional baseia-se em cargos e na estratégia de controle, enquanto a gestão por competências foca o indivíduo e a estratégia de comprometimento. A análise da gestão por competências não envolve apenas aspectos técnicos, mas também comportamentais. Assim, é possível traçar um panorama amplo de quem são as pessoas que compõem as equipes e como estimular seu crescimento da melhor forma.

ESPAÇO PARA OS PROFISSIONAIS SAÍREM DA CAIXA

A aplicação da gestão por competências fundamenta-se na flexibilidade, diversificação e autonomia, bem como no uso de tecnologias que viabilizam o engajamento dos colaboradores. Dessa maneira, as pessoas podem sair de seus rótulos e desenvolver habilidades para as quais já demonstraram potencial.

O objetivo desse modelo de gestão é desenvolver as competências individuais e coletivas dos colaboradores, obtendo, ao mesmo tempo, o máximo de retorno para o negócio. Esse processo aprimora a sintonia da equipe com a empresa e cria um ambiente de aprendizagem permanente, de incentivo ao desempenho, à motivação e ao engajamento produtivo. A gestão por competências, portanto, impacta diretamente a performance da empresa.

Entre os cuidados necessários, é importante avaliar corretamente as competências para não alocar um profissional em uma função inadequada. Se promover um técnico que produz muito ao cargo de gestor, por exemplo, eventualmente, pode ser que essa pessoa não demonstre as habilidades e o manejo que a nova função demanda, de modo que nessa decisão a empresa perde um bom técnico e ganha um mau gestor.

Da mesma maneira, em um processo de recrutamento voltado para a gestão de competências, é preciso focar o perfil profissional, e não se limitar a títulos de renomadas universidades, cursos ou cargos anteriores de prestígio.

APLICAÇÃO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

É fundamental estabelecer os níveis de competências que a empresa espera de seus gestores e colaboradores para alcançar o sucesso das atividades. Segundo Endeavor (2017), podemos elencar os procedimentos para aplicar a gestão por competência em seis passos:

1º passo

Defina as competências que sua empresa precisa, a partir da visão e do propósito do negócio.

2º passo

Identifique os níveis ou indicadores em que as competências poderão ser subdivididas.

3º passo

Indique os papéis e as peças-chave de sua empresa, definindo quais são as competências que cada cargo exige.

4º passo

Ao recrutar novas pessoas, utilize testes e questões pré-definidas para avaliar e identificar as competências apresentadas. Compare as competências dos candidatos com aquelas minimamente necessárias para o cargo, a fim de selecionar quem mais corresponde ao que a empresa procura.

5º passo

Avalie frequentemente os colaboradores e suas competências, já que, em alguns casos, você poderá realocar alguém (cf. próximo tópico). Convém lembrar que os resultados individuais são comparáveis somente com os critérios de desempenho, e não com outros sob análise.

6º passo

Priorize agir a partir dos dados cruzados (expectativa vs. realidade). Se necessário, uma ação possível é oferecer treinamentos e outros investimentos para desenvolver os colaboradores, diminuindo assim os intervalos entre as competências que possuem e aquelas que o cargo demanda.

CONCLUSÃO

O maior benefício da gestão por competências é a produtividade maximizada, com a mesma equipe. É interessante as empresas se acostumarem com o fato de que as pessoas raramente estão prontas; elas precisam constantemente de aperfeiçoamento por meio de cursos, treinamentos e acompanhamento oferecidos por seus líderes.

REFERÊNCIAS

BRITO, Juliana de. O que é gestão por competência e como ela desafia os líderes. Runrun.it. Disponível em: https://blog.runrun.it/gestao-por-competencia/. Acesso em: 25 jun. 2020.

ENDEAVOR. Gestão por competências: por que é fundamental, e como implantar. 25 ago. 2017. Disponível em: https://endeavor.org.br/pessoas/gestao-por-competencias/?gclid=CjwKCAjwltH3BRB6EiwAhj0IUHdU_y4OfvxzU_6MktJQkm5Eeh7LmSsG99t2eFhwhe4aHBBPM-P67xoCmwMQAvD_BwE. Acesso em: 25 jun. 2020.

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