POR QUE VOCÊ FAZ O QUE FAZ? – UM PROPÓSITO DE VIDA QUE GERA RESULTADOS NOS NEGÓCIOS

 em Cultura

Por que você faz o que faz?

Essa é uma pergunta simples, para a qual uma enorme quantidade de empresários não terá a resposta na ponta da língua.

Tudo bem, você pode até dizer que vende produtos ou presta serviços, ou até que vende um produto A com um preço competitivo, ou um serviço B de excelência, mas já parou para pensar o quanto essa fala estaria “commoditizando” o seu trabalho?

E, ainda, estaria equiparando você a todos os seus concorrentes que também se comunicam assim?

É normal em nossas vidas, como consumidores ou empresários, vermos dezenas de anúncios:

“Compre de mim, porque tenho um atendimento excepcional!”

“Meu serviço é ótimo, porque tenho as melhores tecnologias!”

E muitas vezes, se você avaliar, nós mesmos vendemos nosso serviço ou produto dessa maneira.

Não que isso esteja errado, de forma alguma.

É uma certeza que você chegou até onde chegou porque entregou um bom serviço, prestou um bom atendimento ou utilizou um material de qualidade. O objetivo não é tirar o mérito dessas conquistas importantíssimas, mas abordá-las sob uma outra perspectiva.

Perceba que as exatas frases anteriores podem ser escritas com um impacto totalmente diferente, e igual significado:

“Eu amo lidar com pessoas, por isso trato-as bem em todas as etapas do processo.”

“Ser disruptivo e inovador é o que guia a minha vida, e isso se reflete na minha empresa.”

Qual abordagem o atrai mais? A primeira opção de frases ou a segunda?

Se você não for um robô, a chance de se identificar com o estilo da segunda é muito grande! E muitas vezes você nem vai saber explicar o porquê dessa escolha.

Há duas coisas fundamentais a serem notadas no estilo de escrita das frases da segunda opção:

1• Há, de verdade, um bem maior envolvido, um propósito em jogo, e não apenas um atributo do produto ou serviço.

2• As frases estão em primeira pessoa, o que não é um simples acaso. Isso é porque um negócio envolve ou envolveu um sonho que se materializou através de uma empresa.

Acontece que essa materialização excessiva distancia-se da familiaridade do sonho, caindo em um ostracismo de oferecer “apenas” atributos.

O PROPÓSITO NOS NEGÓCIOS

Um propósito ou um porquê bem definido impacta diretamente uma empresa em todos os aspectos.

Vamos aprofundar um pouco dois deles:

1) Vendas.

2) Pessoas.

Um propósito que impacta as vendas

Vendas vêm dos clientes. Clientes são pessoas. Pessoas mantêm relacionamentos com pessoas especialmente quando se identificam com elas.

Então por que elas não podem se identificar com a sua empresa e o propósito dela?

Hoje, manter bons relacionamentos é essencial, e comunicar que você tem um objetivo com o seu negócio atrairá naturalmente pessoas que possuem o mesmo objetivo que o seu.

E isso gera FIDELIZAÇÃO.

Por que você mantém uma amizade com o seu melhor amigo? Porque você se identifica com ele.

Por diversos motivos, inclusive biológicos, compramos mais de quem confiamos e acreditamos. Informar que seu produto ou serviço deve ser adquirido porque ele faz A ou B influencia seu cliente a comprar de você? Sim, mas somente isso o fideliza? Talvez não…

É muito mais fácil fidelizar seus clientes quando eles se identificam com você e mantêm um relacionamento constante com sua marca.

Um propósito para as pessoas gerarem grandes resultados para si mesmas

Um bom propósito desenvolve confiança entre seus colaboradores.

Por quê?

Porque eles se sentem mais confiantes no que está sendo feito, na empresa onde trabalham, com a equipe que trabalham e, seguindo a mesma lógica, lutam por um propósito maior.

Claro que isso envolve um bom processo de seleção, afinal, você precisa também de pessoas que acreditem no seu negócio.

O que isso gera?

Confiança gera senso de comunidade, e o que é uma empresa além de uma grande comunidade?

Quando estamos em uma comunidade na qual confiamos, nos arriscamos mais porque sabemos que nossos colegas nos ajudarão e nos darão o suporte necessário. Há chance de errar? Sim! Mas também há uma enorme chance de uma inovação acontecer.

Isso é muito lindo e funciona, mas como definir isso de forma objetiva?

O círculo de ouro como ferramenta para definir o seu propósito

É sempre assim: pensar e escrever é muito belo, mas colocar em prática é um desafio gigante.

Descobrindo o seu propósito com o círculo de ouro

O círculo de ouro, desenvolvido por Simon Sinek, é uma ferramenta para entender como algumas empresas ou pessoas podem inspirar a ação e a transformação dos seus negócios.

Funciona da seguinte maneira:

Dentro desse círculo você caminha sempre de dentro para fora, do “Por quê?” para o “O quê?”, seguindo a mesma lógica do propósito para o atributo.

Há um vídeo explicativo do próprio Simon explicando a ferramenta e qual a ideia prática dela.

Clique aqui e conheça.

E agora, você sabe dizer por que faz o que faz?

Se sim, parabéns! Você é um entre poucos.

Se não, tudo bem, não é fácil aplicar essas ideias de marketing sozinho, muito menos em tão pouco tempo. Tudo isso depende de uma reflexão muito profunda para aplicar na sua relação com seus clientes, funcionários e gestão.

O processo não é fácil, mas com certeza é recompensador. Além disso, se transforma não só em aumento de resultado prático e numérico, como também em satisfação pessoal do empresário, do funcionário e do cliente. É uma forma de potencializar ao máximo o ativo mais importante das empresas: as pessoas.

REFERÊNCIA

SINEK, Simon. Start with why: how great leaders inspire everyone to take action. United States: Portfolio, 2011.

Autor: Erik Fernandes
Formado em Administração pela UFPR e pós-graduando em Gestão de Marketing pela FAE-PR com MBA executivo na Ohio University. É apaixonado por Marketing quanto a sua capacidade de transformar empresas e, consequentemente, a vidas das pessoas.

0 0 votes
Article Rating
Postagens Recentes
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments