Treinamento e Produtividade

 em T&D

No corpo humano ocorre de forma constante a circulação do sangue que, além de distribuir nutrientes e oxigênio para todo o organismo, recolhe e encaminha para descarte aquilo que for desnecessário. De forma metafórica é possível perceber uma empresa como fosse o corpo e os treinamentos como fossem a circulação sanguínea. Cursos e treinamentos levam ao desenvolvimento com novas informações, reforçam conceitos, promovem o diálogo, dissolvem dúvidas, acrescem competências, criam reflexão, agregam valores e melhoram os relacionamentos para os colaboradores treinados.

‘‘…não se pondera o quão prejudicial é a falta de instruções sobre o relacionamento humano.’’

De forma genérica, empresas promovem quase que exclusivamente treinamentos técnicos, que trazem novidades tecnológicas inerentes à
atividade profissional, formas operação e manutenção de equipamentos ou sistemas novos, etc. E em raros casos o curso propiciado trata de aspectos comportamentais e/ou planejamento de carreira. Essa desproporção parte da constatação de que sem conhecimento técnico e específico o trabalho não é realizado satisfatoriamente, contudo não se pondera o quão prejudicial é a falta de instruções sobre o relacionamento humano e a conduta no âmbito profissional.

‘‘…quanto mais se sabe, mais se produz.’’

O relacionamento humano é sabidamente uma das questões mais negligenciadas por muitas companhias e gestores. Há a crença centenária, portanto senil, de que o bom comportamento profissional parte exclusivamente de modelos vindos de família e das instituições de ensino, estando a empresa isenta da formação ética de seus colaboradores. Resultantes desse modo de pensar podem ser diariamente observadas nas mais diversas empresas: casos de conflitos supérfluos entre trabalhadores, deliberações inconclusivas de gestores, ambiente de trabalho hostil e o pior: improdutividade e prejuízos.

O tão almejado aumento de produtividade é condicionado à disseminação de conhecimentos, ou seja, quanto mais se sabe, mais se produz. Dessa forma há urgente necessidade de prover mais desenvolvimento através de treinamentos, que abordem temas quais a gestão de tempo, ética profissional, comportamento humano, atendimento ao cliente, métodos e processos operacionais, a fim de capacitar não apenas tecnicamente, mas também pessoalmente os trabalhadores. É uma “via de mão-dupla”: colaboradores sentem-se valorizados, gestores obtém resultados, produtividade e confiabilidade na equipe.

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