O EFEITO DUNNING-KRUGER – VOCÊ SABE OU PENSA QUE SABE?

 em T&D

Alguns comportamentos podem ser percebidos como presunção. Do mesmo modo, muitas pessoas acreditam ser menos capacitadas do que realmente são. Entenda mais sobre o efeito Dunning-Kruger.

A ORIGEM

O efeito Dunning-Kruger foi estudado e descrito em 1999, pelos psicólogos sociais Justin Kruger e David Dunning. Esse efeito demonstrou que pessoas tendem a ter visões excessivamente favoráveis ou desfavoráveis sobre suas habilidades, o que as leva a serem imprecisas na avaliação da extensão real de suas competências.

COMO SE MANIFESTA

É comum encontrarmos pessoas que acreditam ser especialistas em um assunto sem que, de fato, sejam. Por mais que essa postura possa incomodar, nem sempre se trata de arrogância ou prepotência.

Essas pessoas podem estar sob o efeito Dunning-Kruger. Incapazes de detectar seu nível de conhecimento sobre um assunto, pressupõem saberem tanto quanto os especialistas na área, supervalorizando suas capacidades.

Esse efeito também pode influenciar pessoas que são competentes realmente, mas que desacreditam de si mesmas. Ao julgarem ter menos conhecimento do que têm, elas podem se sentir inferiores e manifestar subvalorização e baixa autoconfiança.

Acompanhe a síntese dos estudos de Dunning e Kruger no gráfico a seguir:

O gráfico reforça que pessoas com menor nível de habilidade e conhecimento têm maiores níveis de confiança em sua autoavaliação. 

Já pessoas com conhecimento moderado têm menor confiança em suas habilidades, pois sabem o suficiente para reconhecerem não serem especialistas.

Os especialistas no assunto, por sua vez, costumam subestimar seus conhecimentos por sentirem facilidade em executá-los e, assim, têm uma falsa percepção de que não são tão diferenciados da média.

Para não fazermos parte dessas estatísticas do efeito Dunning-Kruger, podemos seguir três etapas:

1. Tenha coragem de pedir feedback a várias pessoas sobre suas habilidades e, se houver um padrão consistente, considere seriamente o que ouviu.

2. Mantenha-se aprendendo. Passar por processos de qualificação e adquirir conhecimentos é a melhor solução para ser menos suscetível ao efeito Dunning-Kruger.

3. Seja humilde. O mundo é complexo e vasto demais para sermos arrogantes. A humildade mantém a disposição para sempre continuar aprendendo.

CONCLUSÃO

E agora, sob uma nova perspectiva a partir do que foi exposto nesse artigo: você acredita que realmente sabe ou apenas pensa que sabe?

Você consegue ter clareza das competências que você de fato tem desenvolvidas e em quais áreas você ainda precisa desenvolver seu conhecimento?

Vale o investimento, pois este é o nosso maior aliado para evitarmos o efeito Dunning-Kruger.

REFERÊNCIAS

CLANCE, Pauline R. & IMES, Suzanne. The Imposter Phenomenon in High Achieving Women: Dynamics and Therapeutic Intervention. Georgia University, v. 15, 1978.

KRUGER, Justin & DUNNING, David. Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One’s Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments. Journal of Personality and Social Psychology, 2000.

5 1 vote
Article Rating
Postagens Recentes
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments