VOCÊ JÁ PASSOU PELA SÍNDROME DO IMPOSTOR?

 em Produtividade

Diversos profissionais se autossabotam, procuram defeitos e duvidam de sua competência e conquistas. Esses aspectos descrevem a síndrome do impostor. Neste artigo, você compreenderá como ela se apresenta e o que fazer para não deixá-la afetar sua carreira.

O QUE É E A QUEM ATINGE

A síndrome do impostor descreve o sentimento de dúvida de uma pessoa sobre si mesma, causado por um conjunto de crenças que desvalorizam os talentos ou as qualificações inerentes à personalidade dela. Em outras palavras, é a ideia de que seu sucesso foi alcançado por sorte, e não merecimento.

A condição pode afetar muitas pessoas em algum ponto de suas vidas ou carreiras, e faz com que subestimem sua performance e se sintam uma fraude. Isso as impede de atingir seu máximo potencial, por simplesmente não acreditarem que são capazes.

Seja por medo de se precipitarem ou de serem julgadas, ficam profissionalmente estacionadas no mesmo lugar durante anos, paralisadas por esses sentimentos ilusórios. Os efeitos decorrentes desse estado incluem depressão, ansiedade e baixa autoconfiança.

CONSEQUÊNCIAS

Níveis elevados de ansiedade e baixa autoconfiança são os maiores vilões na tomada de decisão e ação, e se expressam especialmente diante de mudanças repentinas, improvisos ou ameaças. Quando isso acontece, a expressão do potencial máximo é comprometida, o que leva a pessoa a evitar iniciar projetos, almejar uma promoção, ser uma líder engajada e autêntica ou buscar um emprego que desafie sua qualificação.

COMO SUPERAR ESSE SENTIMENTO DE FRAUDE

Nesse caso, é preciso entender a raiz do problema, ou seja, identificar os motivos da estagnação na carreira, o porquê de mudanças não acontecerem e a razão da ausência de tomada de ação.

Faça uma autoanálise e avalie se você enfrenta dificuldades de mudar e agir quando um padrão é alterado ou um improviso ocorre. Se você constatar que muitas vezes demonstra certo índice de ansiedade ou insegurança, é momento de rever o foco. Ao invés de focar metas e resultados, crie estratégias para enfraquecer os sintomas apresentados na síndrome do impostor, como ansiedade, insegurança e baixa autoestima.

Para esse processo, a seguir são apresentados 5 métodos que ajudam a superar a síndrome do impostor.

• Registre: Escreva uma lista de suas conquistas, prêmios e realizações. Anote como e por que você alcançou esse sucesso. Coloque essa lista em lugares vistos regularmente.

• Vocalize: Compartilhe suas experiências a respeito da síndrome do impostor com um mentor ou alguém de confiança. Enfatize seu sucesso e aproprie-se de suas conquistas. Pratique o ato de contar sobre essas conquistas com confiança e conforto.

• Desafie-se: Todos cometem erros. Em geral, líderes sentem ansiedade ou medo de falhar quando começam um novo projeto ou uma nova posição. Também é válido compreender o fracasso como uma experiência de aprendizado, em vez de um reflexo do seu valor pessoal ou profissional.

• Quebre o ciclo: Identifique sinais e situações que fazem você se sentir um impostor. Depois, procure informações que contrariem essa sensação. Por exemplo, quando você pensa no que conquistou ou por que não merece o que conquistou, veja sua lista de realizações e relembre o processo que o levou àquele resultado. Reafirme que você trabalhou e merece o que conquistou. Isso também vale para o que almeja conquistar.

• Sonhe alto: Faça um brainstorm de coisas que você quer conquistar. Identifique seus objetivos e os medos que dificultam alcançá-los. Ao sonhar, foque o mais confortável para começar e, depois, aumente os desafios gradativamente.

CONCLUSÃO

Falar sobre o assunto, aceitar e aprender com seus fracassos, reconhecer seus sucessos e não se comparar com os outros são caminhos para superar a síndrome do impostor. Você é único em suas qualidades e habilidades, está em suas mãos a mudança que quer para a sua realidade.

REFERÊNCIAS

BRADEN, Michelle. Como lidar com a síndrome do impostor. Revista Forbes, 2019. Disponível em: https://forbes.com.br/carreira/2019/07/como-lidar-com-a-sindrome-do-impostor/. Acesso em: 18 jun. 2020.

SIMONATO, Marcelo. Você já ouviu falar da síndrome do impostor? RH Pra Você, 2019. Disponível em: https://rhpravoce.com.br/posts/voce-ja-ouviu-falar-da-sindrome-do-impostor. Acesso em: 18 jun. 2020.

0 0 votes
Article Rating
Postagens Recentes
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments