5 ETAPAS PARA MELHORAR A SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Em tempos de busca constante por estabilização e diferenciação no mercado, a forma como a estrutura organizacional é constituída pode determinar o crescimento e a longevidade do seu negócio.
Preparamos cinco etapas para a consolidação da estrutura organizacional do seu negócio, confira a seguir:
1. Revise a estrutura organizacional
A estrutura organizacional define como é realizada a gestão das atividades e a comunicação entre os setores da empresa, visando atingir os objetivos estratégicos através da disposição dos seus departamentos e de suas relações hierárquicas.
Stoner (1985) apresenta cinco elementos que compõem a estrutura organizacional:
- A especificação de tarefas individuais ou de grupos formando unidades de trabalho (departamentalização).
- A padronização das tarefas através da determinação de procedimentos.
- A coordenação das atividades.
- A centralização e descentralização de decisões.
- O tamanho da unidade de trabalho, determinado pelo número de colaboradores.
A partir desses elementos, existem diferentes modelos de estrutura organizacional que podem ser implementados, de acordo com o tamanho, ramo de atividade, finalidade e objetivos de sua empresa.
2. Relação com o organograma estratégico
Com base nas regras da estrutura organizacional, e nas estratégias para atingir um mercado específico, o organograma da empresa é definido. Este prevê as departamentalizações: se serão organizadas em torno de cada público atendido, dos produtos ou serviços oferecidos, por região de atuação das filiais etc.
O organograma deve ser desenhado de acordo com os preceitos de ataque e defesa da sua organização, com foco na melhoria da comunicação entre os departamentos e dos relacionamentos interpessoais, favorecendo a redução de conflitos. Com o desenvolvimento organizacional adequado, sua empresa estará corretamente departamentalizada, o que permitirá resolver problemas estratégicos, especialmente de centralização e descentralização na hierarquia.
3. Plano de cargos e salários
Uma vez constituído o organograma, é preciso estabelecer um plano de cargos e salários, cujo objetivo é descrever cada cargo a ser ocupado de acordo com as regras da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Com o suporte dessas informações, é possível saber as competências técnicas exigidas para cada ocupação, ou seja, a formação, experiências profissionais, habilitações específicas, idiomas etc.
4. Gestão por competências
Com a elaboração do plano de cargos e salários em mãos, a próxima etapa envolve observar o desempenho dos colaboradores e avaliar se estão produzindo o resultado esperado no seu cargo, de acordo com as funções estabelecidas.
Fundamentadas nessas avaliações, podem ocorrer transferências de colaboradores para cargos mais adequados ao seus perfis, assim como promoções e demissões, se necessário.
5. Desenvolvimento humano
Uma vez que o desenvolvimento organizacional foi trabalhado, ou seja, a estrutura organizacional da sua empresa foi estabelecida, o próximo passo é promover o desenvolvimento humano.
Nessa etapa, realizam-se a gestão e o desenvolvimento das pessoas para capacitá-las a ocuparem os cargos designados e produzirem os resultados desejados.
Conclusão
A perspectiva dessas etapas permite compreender que o desenvolvimento da estrutura organizacional é a base para que o seu negócio cresça e, com uma marca sólida, ganhe espaço no mercado.
Considerando essa importância, que tal identificar se a sua empresa dominou adequadamente todas essas etapas? Há alguma delas que precise trabalhar mais para potencializar seus resultados?
REFERÊNCIA
STONER, James A. F. Administração. 2. ed. Trad. José Ricardo Brandão Azevedo. Rio de Janeiro, Prentice-Hal, 1985.